padre pio rezando


Aqui está um passo a passo das etapas da meditação de acordo com São padre Pio, logo abaixo farei uma meditação pessoal para exemplificar o método.

 

Etapas da meditação segundo padre Pio

  1. Prepare o tema da sua meditação
    • Você não precisa de um livro para isso, cada mensagem da nossa religião pode ser um tema para meditação
    • Recomendação: vida, paixão e morte de nosso senhor Jesus Cristo
  2. Peça a Deus a graça de meditar bem, que possa ser frutuoso, então se recomende a santíssima virgem e toda a corte celestial para que possa te ajudar a meditar bem e manter afastada toda distração ou tentação
  3. Comece a meditação indo a cada detalhe do tema
  4. Depois faça resoluções
  5. Considere os defeitos que são a causa de muitas imperfeições e pecados
  6. Resolva trabalhar uma virtude e pare apenas quando tiver vencido
  7. Peça a Deus as graças e os auxílios pelos quais você precisa
  8. Recomende a Deus todos os homens em geral e em particular
  9. Reze pelo restabelecimento do reino de Deus, a propagação da fé, a exaltação e triunfo de nossa santa amada Igreja
  10. Reze pelos vivos e mortos
  11. Reze pelos infiéis e hereges
  12. Reze pela conversão de pecadores
  13. Ofereça a sua meditação e oração com oferta de todo seu ser, a todas as pessoas por quem você se importa, através das mãos da santíssima virgem Maria, do anjo da guarda, de São José... etc
  14. Examine rapidamente como foi sua meditação, e peça perdão se ela foi falha
Padre pio recomenda que cada meditação seja de, no mínimo, meia hora; e que seja feita pelo menos duas vezes por dia, de preferência de manhã, para preparar-se para as batalhas do dia, e de noite, para purificar a alma de qualquer apego mundano que possa ter ocorrido durante o dia.

Minha meditação pessoal

1 – Prepare o tema da sua meditação

Irei meditar sobre a passagem "Eles replicaram: “Senhor, eis aqui duas espadas”. Ele respondeu: "Basta".

2 – Peça a Deus a graça de meditar bem, que possa ser frutuoso, então se recomende a santíssima virgem e toda a corte celestial para que possa te ajudar a meditar bem e manter afastada toda distração ou tentação

Peço a Deus que me ofereça a graça de meditar, sabiamente, de abrir meu coração e mente, me oferecendo de receptáculo para vossa divina sabedoria. Peço a virgem santíssima, a corte celeste, a São José e Santo Estevão, que mantenham o inimigo afastado de mim, que me inspirem e me protejam para que eu não me desconcentre ou seja tentado a parar, mas que eu me mantenha consciente e pronto para receber tudo aquilo que Deus tem a me falar.

3 – Comece a meditação indo a cada detalhe do tema

Eu penso no contexto da passagem, Jesus se dirigindo aos apóstolos os questionando se havia em algum momento lhes enviado, sem pedir que fossem preparados, para alguma situação que necessitavam de preparo; e os apóstolos prontamente responderam que não. Então eu penso que Jesus, naquele momento, os diz finalmente que deveriam estar preparados, ao ponto de que, aqueles que não tivesse, tomassem para si uma espada. Então eu penso na prontidão dos apóstolos, que se voltam ao Senhor e diz “eis aqui duas espadas”, e o Senhor responde com assertividade: “basta”.

Eu penso na ansiedade que devia se abater sobre os apóstolos, pois o próprio Cristo agora os alertava que deveriam estar preparados, penso na sua reação, ao ver nosso Senhor pedir que estivessem prontos, armados, para aquilo que haveria de ocorrer. Como aquela situação poderia ser angustiante, pois eles não saberiam o que se sucederia, mas eles não hesitam, não se acolhem, oferecem duas espadas a Cristo que diz que aquilo lhes era suficiente.

4 – Depois faça resoluções

Em minha mente vem a interpretação espiritual de que as duas espadas significam o poder temporal e atemporal da Igreja, mas logo me atenho ao momento em si, e fixa-se em minha mente a imagem imperiosa de nosso Senhor dizendo “basta”. Imagino o homem, em sua pequenez, sendo chamado por Cristo a batalhar, a passar por uma tentação, e este homem oferecendo a Cristo aqueles míseros atributos que o resta, aquelas pequenas fagulhas que são o sopro de Deus em sua vida, e que se negam a apagar; vejo este homem, ansioso, por aquilo que há de vir, aquela incerteza da proporção do perigo, vejo este homem oferecer aquelas pequenas armas para Cristo e o Senhor olhar para ele e dizer “basta”!

Me vem então a reflexão do começo da passagem, Cristo fitando os apóstolos e os instigando a confiança nEle. Vejo a honestidade profunda do nosso Deus, que não oferece jamais uma situação dúbia ou uma armadilha, se Ele nos oferece uma tentação, uma guerra, é porque Ele tem certeza da nossa vitória, se Ele quer nos usar como soldados, é porque tem certeza que estamos preparados para aquela batalha, não importa o quanto você esteja preparado, se Deus quer te usar então “basta”!

Vejo nessa palavra a vitória proclamada pela companhia do nosso Salvador, se nos entregamos a Ele, se nos colocamos em companhia dele, já não há mais necessidade de nos atermos as nossas forças, ou de nos preocupar com aquilo que há de vir, podemos brandir nossa “espada” e posicionarmos com confiança contra todo problema que está nossa frente, pois foi Deus quem nos colocou naquela situação e Ele, com sua divina diligência, quem já nos preparou para aquilo.

Peço que eu seja como aquela passagem de Pedro, que diz, “Entreguem todas as suas ansiedades a Deus, Ele tem cuidado de vós”. Quero ter a confiança nos planos divinos, para que eu não pense demasiadamente no perigo futuro que há de vir, mas que eu tenha a prontidão para batalhar, para oferecer as poucas coisas que tenham, sabendo que a vitória já me foi premeditada, pela companhia do nosso Senhor.  

5 – Considere os defeitos que são a causa de muitas imperfeições e pecados

Penso na ansiedade que se abate ao saber de um problema futuro, quantas vezes nos retorcemos em pensamentos sobre aquilo que há de vir, sofremos conjecturando nossa derrota, e as vezes nos torturamos por um fracasso que jamais se concretizará. Ferimos nossa alegria, e abatemos o nosso ânimo pela nossa incapacidade de ter confiança em Jesus.

Penso no temor que nos abate, ao enxergarmos um inimigo grandioso, uma situação que pensamos “jamais venceremos isso”. Somos tomados pelo medo, que nos abate, nos congela, e que nos tira aquela prontidão que é necessária para a vitória, o medo nos faz perder a batalha antes de começar, é, de certa forma, o contrário da confiança em Deus, que nos faz ter, pela fé, a certeza na vitória que ainda não alcançamos. O medo nos priva da glória de Deus, o medo nos priva da glória que nos seria dada, ao vencer aquela batalha que Deus colocou em nossa vida, mas que não lutamos, por receio de que o inimigo seria maior que a providência divina.

E se não luto, muitas vezes é por preguiça, os apóstolos não testemunharam essa preguiça, mas disseram em bom som “tenho aqui duas espadas”, quantas vezes em minha vida eu escondi a mim mesmo, aquele pouco que tenho, pois não queria agir, criava conjeturas de que não seria suficiente, mas, muitas vezes, apenas para esconder a preguiça que habitava em mim. Não importa a situação que se decorre, oferece aquilo que tem e esteja pronto para usa-lo em batalha, para que a preguiça não te faça ser tímido diante de um problema.

E por último, penso em um defeito que tenho muito em minha vida, e por este ponto acho que essa passagem me é tão cara, o perfeccionismo. Quando eu vislumbro em minha mente a cena das duas espadas sendo prostradas diante de Cristo e nosso Senhor dizendo “basta”, me encho de vergonha, pois percebo o quanto eu sou tomado pelo excesso de planejamento para tudo que ocorre na minha vida. Vejo o quanto preciso ser como aqueles apóstolos, que, no pouco que ofereceram, jamais se apartaram da ação. Quantas ações me foram tiradas porque eu estava a traçar todos os cenários mais improváveis na tentativa vã de preencher todas as lacunas e alcançar uma perfeição que não só era inatingível como também não me era necessária. Isto é orgulho, é ter confiança demais em mim mesmo, e não aquela confiança dos apóstolos, que ouviram o “basta” do nosso Senhor e, tão logo ouviram, dirigiram-se para a ação. Que eu não queria estar preparado para tudo, mas que apenas me preocupe em guardar a companhia do nosso Senhor, pois se estou acompanhado dEle, e deixo que toda a vida seja dirigida por Ele, então sei que aquele pouco que tenho me bastará para vencer qualquer obstáculo, pois foi o meu Senhor que planejou minha vitória. Que esta palavra ecoe na minha mente, “basta”, “basta”!

6 – Resolva trabalhar uma virtude e pare apenas quando tiver vencido

A virtude que quero desenvolver é a diligência a Deus naquilo que Ele reserva para mim. Quantas vezes eu disse “sim” para os pedidos dEle, e Ele me levou para caminhos que eu jamais pensaria percorrer, a lugares que eu jamais pensaria alcançar. Que eu perca o orgulho de fazer por mim do meu jeito, por minhas forças, que eu me jogue na vontade de executar aquilo que Deus determinou para mim, não importa o que seja, se sou fraco ou forte, Deus proverá! Ele me dirá “basta” e fará daquele pouco, muito, na verdade, o suficiente. Sem medo, sem ansiedade, sem preguiça, sem julgamento próprio, apenas a leve e simples confiança no Senhor.

7 – Peça a Deus as graças e os auxílios pelos quais você precisa

Peço a Deus que me dê a graça de obter esse auxílio, que ele acalme a minha mente, que Ele me faça ser assertivo, que Ele me dê a sua companhia e que eu dê a oportunidade dEle me surpreender cada dia mais, com sua providência.

8 – Recomende a Deus todos os homens em geral e em particular

Oro, meu Senhor, por todos aqueles homens abatidos pela ansiedade, que olham o problema e que vacilam de muitas formas, que eles depositem a sua ansiedade no Senhor, que eles não temam a derrota, ou não queiram batalhar, mas sejam tomados pelo espírito da luta, que é a confiança no Senhor.

Luto também por esta pessoa em específico (ocultei o nome aqui), para que o Senhor esteja com ele, que o Senhor apague dele a desesperança, a incapacidade de lidar com o sofrimento, que ele enxergue a vossa capacidade de prover aquilo que é necessário para a vitória dele, e que ele, confiante no Senhor, possa lutar sem medo e obter a vitória que o Senhor reservou para ele.

9 – Reze pelo restabelecimento do reino de Deus, a propagação da fé, a exaltação e triunfo de nossa santa amada Igreja

Peço, meu Senhor, para que Vosso reino seja estabelecido aqui na terra e que, pela sabedoria que Vós transmite por meio da Vossa Santa Igreja, nosso coração seja acalentado na confiança do Senhor. Que nossa ansiedade seja retirada, que nosso medo seja vencido, que nós lutemos as nossas batalhas crentes na vitória, não por nossas forçar, mas por Tua procidência, que a tua companhia nos faça suficientes meu Pai.

10 – Reze pelos vivos e mortos

Rezo pelos vivos e pelos mortos, na comunhão dos santos, por nosso coração, que era inquieto, mas que agora há de repousar em ti, meu Senhor, e em Ti se acalmar.

11 – Reze pelos infiéis e hereges

Rezo, pelos infiéis e hereges, para que eles possam se converter e cultivar a confiança no Senhor, para que sejam, também eles, alvo dessa maravilhosa ação de repousar-nos sobre a aceitação daquilo que o Senhor determinou para nós.

12 – Reze pela conversão de pecadores

Rezo pela conversão dos pecadores, que somos todos nós, oh meu Senhor, como somos insensatos, quem são os pecadores senão aqueles que escolheram se separar de Vós. Mas é sendo confiantes em tua companhia que alcançamos o milagre, que acolhemos com respeito aquilo que haverá de nos suceder, que confiamos sem hesitação na nossa vitória, que não nos deixamos abater, torturar e amedrontar pelo que há de vir.

13 – Ofereça a sua meditação e oração com oferta de todo seu ser, a todas as pessoas por quem você se importa, através das mãos da santíssima virgem Maria, do anjo da guarda, de São José... etc

Ofereço toda minha meditação e todo o meu ser para Aquele que me criou e que me guarda, que eu seja oferecido, pelas mãos da santíssima virgem, do meu anjo da guarda, por São José, por Santo Estevão, que eu seja oferecido para aquele que opera em mim, tanto o querer como o realizar.

14 – Examine rapidamente como foi sua meditação, e peça perdão se ela foi falha

Eu agradeço imensamente a Deus pelo resultado da minha meditação, ela foi um tanto quando parada no começo, um tanto ociosa, eu tive dificuldade para me concentrar, e por isso peço perdão. No entanto, em seu decorrer senti-me sendo guiado cada vez mais, e por isso agradeço a Deus e São padre pio pelo resultado.

 

 Minha opinião sobre a experiência com a meditação

Foi uma experiência muito agradável, como eu disse, senti um pouco de desconcentração no começo, não me vinha nenhuma reflexão em mente, as vezes não conseguia manter minha mente ativa na meditação, mas a medida que fui continuando o processo me senti penetrando na meditação. Ela levou cerca de 35 minutos (eu não achei que conseguiria realizar mais de 10), particularmente tenho uma mente muito agitada, achei que iria ficar impaciente mas acabou que o tempo passou muito rápido e até me surpreendi quando vi que tinha demorado tanto. Fiz a meditação sentado, no escuro, apenas com a lista do lado, em meu celular. Provavelmente irei continuar praticando.

 

 

jovem meditando na igreja