Interpretação de Mateus 2, 1-12 em forma de Catecismo

Três reis Magos. Belchior, Gaspar e Baltasar


O que significa ser "mago"?

Das investigações feitas por G. Messina, ex-professor sobre o tema dos mágicos, a palavra "mágico" parece derivar da forma persa "maga", que é um dom dado pela revelação do Sábio do Senhor (Magda) anunciada pela primeira vez a Zoroastro. E daí chamam "magu" e "mogu" os participantes desse dom, também é chamada assim uma tribo da média. 
Os Magos aparecem, em seus primeiros dias, como uma casta sacerdotal da Média e da Pérsia. Eles também foram dedicados ao estudo da sabedoria. Eles se preocupavam, especificamente, com ciências naturais, medicina, astrologia, adivinhação. Por causa de seu caráter dual como sacerdotes e sábios, eles formaram uma casta altamente influente na corte. E eles até faziam parte do conselho de reis. No final da segunda época, após a conquista da Babilônia, eles degeneraram em necromantes e astrólogos no sentido pejorativo. Então, "mágico" se torna sinônimo de astrólogo e cultivador de ciências ocultas.

Então de onde vem a tradição de chamá-los de Reis?

Não se explica, se fossem reis, a forma como Herodes os recebe, nem como marcham para Belém. Antes do século VI, nenhum autor afirma expressamente que eles eram reis. Isto nasce precisamente devido à influência do Salmo 71, no qual se descreve o messianismo universal, dizendo que “os reis de Társis e as ilhas oferecerão presentes (ao Messias)” (Sl 71, 10).

Quantos Magos foram contemplar o nascimento de Cristo?

Quanto ao seu número nada é certo. Nas pinturas das catacumbas e dos monumentos antigos são representados as vezes como dois, como na Igreja dos Santos Pedro e Marcelino do século III, como quatro nas catacumbas de Domitila (século IV); outras vezes, são representados em número de seis. E chegam até a atingir doze em algumas representações siríacas e armênias, onde este número é usado por razões de simetria. Mas, normalmente, aparecem representados como três, sugeridos, sem dúvida, pelos três presentes que o Evangelho cita. A única coisa que podemos tirar de certo do texto é que foram vários, já que usa a forma plural "mágicos".

Qual eram os nomes dos "reis magos"?

Seus nomes são de caráter lendário, o número de três é fixado para torná-los representantes das três raças após o dilúvio: Sem, Cam e Jafé. Já no século XII, Melchior, grisalho com uma longa barba, foi representado como um representante da raça Jafé (Europa), oferecendo ouro; Gaspar, jovem e louro, é representante dos semitas (Ásia) e oferece incenso; e Baltasar, moreno e com uma barba preta, é o representante dos descendentes de Cam (África), e oferece mirra.
Melchior, Gaspar e Baltasar. Os 3 reis magos, as três descendências diluvianas. Sem, Cam e Jafé


Os "reis magos" vieram de onde?

De onde eles vêm? O texto diz "do leste", ou melhor ainda, "das regiões orientais". E eles próprios dirão que viram sua estrela "no Oriente". A referência "no leste" é, sem dúvida, uma referência ao ponto cardeal. Mas ao tentar determinar a região específica a que se refere este "leste", as diferenças de localização entre os autores costumam ser três: Pérsia, Caldéia e Arábia.

Qual o significado dos presentes que foram entregues pelos Magos a Cristo?

Outro ponto importante é que o evangelho narra a entrega de presentes feitas pelos magos, onde Santo Irineu o destaca, dizendo: «Oferecem mirra a quem deve morrer; ouro, para aquele cujo reino não tem fim; e incenso, ao Deus dos judeus, que agora se manifesta aos gentios. O "ouro" aparece nos Salmos como uma oferta ao Rei Messias (Sl 72, 15). O "incenso" era usado especialmente nos sacrifícios judeus no templo de Jerusalém, e assim adquiriu um sentido de oferta a Deus, pois a fumaça do incenso é tal como a oração, que sobe ao Altíssimo. É uma oferta a Jesus como Deus. A "mirra", além de ser usada como perfume (Ct 3, 6), era usada no embalsamamento. E assim foi usado no embalsamamento do cadáver de Cristo (Lc 23, 56; Jo 19, 40-41).
Ouro, incenso e Mirra. O significado dos presentes dos reis Magos


Poderia me dizer tudo o que podemos saber sobre os reis Magos?

Vemos que os magos pertenciam a uma ordem sacerdotal que dedicava-se ao estudo da sabedoria; são chamados de reis por influência do Salmo 71, que narra reis entregando presentes ao messias; são predominantemente numerados como 3, em alusão aos três presentes que o Evangelho cita. Possuem suas identidades lendariamente atribuídas as 3 descendências pós-diluviana. Simbolizam o chamado universal a Cristo, que se dá também aos pagãos e aos sábios. E seus presentes representam a natureza real, divina e sacrificial de Cristo.