Neste artigo trataremos da data de nascimento do nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus nasceu no dia 25 de dezembro? De onde vem esta afirmação? Em que se baseia aqueles que defendem esta data? Em que se baseia aqueles que não defendem esta data? A Igreja Católica adotou esta data para combater uma celebração pagã?
O MAIS FIEL DOS ARGUMENTOS, A TRADIÇÃO:
A defesa da data de 25 de dezembro para o nascimento de
Jesus, longe de ser fruto de uma tradição tardia, é algo defendido desde os
primórdios da Igreja, nos tempos em que o cristianismo era avidamente
perseguido e sequer poderia sonhar em suprimir uma festividade pagã. O primeiro
registro desta data é o do Papa São Telésforo, que foi pontífice da Igreja de
126 a 137, e instituiu a tradição da Missa do Galo. Embora que a data do natal
não conste no Liber Pontificalis, já é possível deduzir que esta data era
comemorada visto que a missa do galo já existia e era celebrada na data.
E continuamos, Teófilo (115-181 DC), Bispo de Cesareia, diz:
Devemos comemorar o nascimento de Nosso Senhor em qualquer dia da semana em que cair o dia 25 de dezembro. [1]
Já Santo Hipólito, em seu comentário ao livro de Daniel,
diz:
A primeira vinda de Nosso Senhor na carne ocorreu quando Ele nasceu em Belém, no dia 25 de dezembro, uma quarta-feira, enquanto que Augusto estava em seu quadragésimo segundo ano, que é de cinco mil e quinhentos anos de Adão. Ele sofreu no trigésimo terceiro ano, 25 de março, sexta-feira, o décimo oitavo ano de Tibério César, enquanto Rufus e Roubellion eram cônsules. [2]
A própria Igreja da Síria tinha, como uma de suas principais
celebrações, o 25 de março como Festa da Anunciação, a celebração da encarnação
do nosso Senhor Jesus Cristo no vento de Maria. Ora, daí é fácil tirarmos a data
de nascimento de Cristo, 25 de março + 9 meses = 25 de dezembro.
Também Santo Agostinho assim defende:
É crido que ele foi concebido no dia 25 de março, dia em que também ele sofreu; de modo que o seio da Virgem, no qual ele foi concebido, onde ninguém dos mortais foi gerado, corresponde à nova sepultura na qual ele foi enterrado, na qual ninguém havia sido posto (Jo 19,41), nem antes nem depois dele. Mas ele nasceu, segundo a tradição, em 25 de dezembro. [3]
São Jerônimo, em sua homilia 88 sobre a natividade de Jesus
Cristo, defende a tradição contra aqueles que acreditavam que Cristo tinha
nascido no dia da Epifania. Cita que tradição ocidental é de consentimento geral
da Igreja, e que advém da tradição dos apóstolos:
O consentimento comum do mundo é contrário ao pensamento desta província. Talvez alguém possa objetar: "Cristo nasceu aqui; os que estão longe estão mais bem informados do que os que estão por perto? Quem te disse?" Aqueles que são desta província, é claro, os apóstolos, Pedro e Paulo, e o resto deles. Você rejeitou a tradição; aqui Tiago, nos ensinou também no Ocidente. Os apóstolos são professores e nossos. [4]
E, posteriormente, chega a falar que, devidos as grandes
instabilidades e guerras na Judeia, a tradição pode ser preservada mais
facilmente no Ocidente. [4]
De fato, é possível ver citações divergentes sobre a data de
nascimento de Cristo, mas aos poucos a Igreja foi unanimemente aderindo àquela
tradição antiquíssima de Roma, o que levou São João Crisóstomo a escrever:
Ouvi bem e me queirais crer, pois, nesta questão, não nos baseamos senão no testemunho de pessoas que possuem um conhecimento exato, e que vivem na cidade de que falamos: estes são os fiéis de Roma, que nos transmitiram o conhecimento deste dia; os quais não cessam de celebrá-lo desde os tempos remotos. [5]
Portanto, não devemos nos perguntar se Jesus Cristo nasceu em 25 de dezembro, mas se existe alguma razão para não aceitamos esta data que é defendida por tão grande tradição. Iremos, pois, demonstrar que não há motivos para pôr em descredito esta celebração, mas pelo contrário, tudo indica que de fato se trata da data de nascimento do nosso Senhor e Salvador.
OBJEÇÕES
1 – O natal trata-se de uma tentativa de cristianização do
festival da saturnália
A festividade da saturnália comemorava o solstício de
inverno e sua celebração vai do 17 de dezembro a 23 de dezembro, as datas
sequer batem. Não faria sentido tentar combater uma festividade de 1 semana
colocando uma celebração em uma data posterior.
2 – O natal trata-se de uma tentativa de cristianização do
feriado pagão Natalis Solis Invicti
Na verdade o Dies Natalis
Solis Invicti foi instituído em 274 pelo imperador Aureliano, em sua própria
homenagem (Aureliano, deriva da palavra latina “aurora” que significa “nascer
do sol”). E, como puderam ver, nas primeiras citações, a data de 25 de dezembro
já era defendida pela Igreja muito antes da instituição deste feriado.
3 – O Evangelho narra o pastoreio de ovelhas enquanto Cristo
nascia. Ora, 25 de dezembro encontra-se entre o inverno no hemisfério norte e
pastores não pastoreiam durante o inverno.
Esta tese é completamente descabida, pois aquela região não
demonstra um inverno tão rigoroso ao ponto de impedir o pastoreio. As pessoas
que defendem essa tese fazem crer que seria impossível, ou extremamente difícil,
resistir ao clima de inverno daquele local, o que não corresponde a climatologia
da região, e que pode ser constatado na própria bíblia, que narra Jesus
passeando durante o inverno:
Celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação. Era inverno. Jesus passeava no templo, no pórtico de Salomão.
São João 10, 23-23
Se Jesus não teve problemas em passear no frio do inverno, porque os pastores teriam problema em pastorear suas ovelhas nesta mesma época? A própria bíblia narra que o inverno não impedia o pastoreio de ovelhas:
Estes vinte anos eu estive contigo; as tuas ovelhas e as tuas cabras nunca abortaram, e não comi os carneiros do teu rebanho. Não te trouxe eu o despedaçado; eu o pagava; o furtado de dia e o furtado de noite da minha mão o requerias. Estava eu assim: De dia me consumia o calor, e de noite a geada; e o meu sono fugiu dos meus olhos.
Genesis 31, 38-40
Jacó narra o seu pastoreio durante as noites de inverno durante
anos, porque os pastores iriam se privar de imitar as ações de um de seus
patriarcas?
4 – Zacarias é da classe de abias, calculando a data de nascimento
de Jesus pela data de nascimento de São João Batista é possível chegar à
conclusão que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro.
Na verdade este argumento nos favorece, mas para isso é
preciso explica-lo. Sabemos que existiam 24 classes de sacerdotes e que elas
serviam duas vezes por ano em uma ordem já prescrita na bíblia (Ne 12:17). A
bíblia narra que Zacarias pertencia a classe de Abias e que estava servindo no
dia em que o Anjo lhe anunciou que teria um filho. (Lc 1; 5,8-9) e a bíblia também
narra que Maria concebeu no sexto mês de gravidez de Isabel. (Lc 1, 36).
Conhecendo então esta relação, e acrescentando a tese de que
o ano religioso judaico, começando por volta de março, teria o seu oitavo turno
ao final do mês de junho, esta seria, então, a data de concepção de São João
Batista. Somamos 9 meses, temos o nascimento de são João batista em Março, e em
mais 6 meses teríamos o nascimento de Cristo no final de Setembro.
No entanto, para este argumento ter sentido é preciso pressupor
que as ordens dos turnos e suas datas tivessem sido mantidas por todo esses
tempo sem qualquer interferência ou intervalo. O que é extremamente improvável
visto que, desde a construção do templo, o culto havia sido interrompido diversas
vezes o que geraria um descompasso das ordens e suas datas, o que nós iremos
mostrar que foi exatamente o que aconteceu:
ARGUMENTOS QUE CORROBORAM COM A TRADIÇÃO:
Com os estudos mais recentes dos escritos de Qumram, os
especialistas conseguiram resgatar as datas do serviço das classes onde
posicionaram o segundo turno da classe de Abias entre 24 e 30 de Setembro.
Com isso nós podemos reformular o mesmo cálculo,
acrescentando 15 meses (9 para o nascimento de São João Batisma+6 para o
nascimento de Cristo) que daria o mês de dezembro.
O que é corroborado pelo proto-evangelho de Tiago, que descreve Zacarias como sumo sacerdote e adentrando ao Santo dos Santos. Apenas
de ser um erro factual, pois Zacarias não era sumo sacerdote, isso ainda o associa
ao dia da expiação, que cai no décimo dia do mês hebreu de Tishrei
(aproximadamente o fim do nosso mês de setembro). Que pelo mesmo processo de
cálculo podemos obter a data de dezembro.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como podemos ver, não há razão lógicas para pôr em
descrédito a data tradicional da Igreja sobre o nascimento no nosso senhor
Jesus Cristo, mesmo as especulações só demonstram a razão desta data e, não
precisando delas, podemos ainda nos apoiar nas palavras antiguíssimas dos
padres da Igreja que desde tempos remotos já nos comunicam que 25 de dezembro
foi a data de nascimento de Jesus Cristo.
CITAÇÕES
[1] Magdeburgenses, cento. 2. c. 6. Hospinian, De origine
FestorumChirstianorum.
[2] Santo Hipólito de Roma, Comentário sobre Daniel.
[3] Sobre a Trindade Livro 4, Capítulo 5
[4] HOMILY 88 ON THE NATIVITY OF THE LORD
[5] Chrysostome, S. Jean (Eucres complètes. Tome deuxième.
Paris: Louis Vivès, 1866)
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