INTRODUÇÃO AO EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS EM FORMA DE CATECISMO






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Qual o primeiro evangelho?

R: O evangelho de Mateus é o primeiro dentre os evangelhos, e entre os evangelhos sinóticos. 

O que é um evangelho sinótico?

R: São chamados “sinóticos” aqueles evangelhos que possuem maior gama de semelhanças entre si, pois narram, em sua maioria, os mesmos fatos. São três os evangelhos sinóticos: Mateus, Marcos e Lucas. 

Quais são as primeiras citações desse evangelho?

R: O seu mais antigo testemunho foi feito por Papias de Hierápolis (130 a.C.), que disse: 

“Mateus compôs em hebraico (isto é, em aramaico palestinense da época) as sentenças de Jesus interpretando-as (isto é, traduzindo-as) cada uma conforme podia”. 

Orígenes também fala de Mateus, dizendo que este: “primeiro fora publicano e depois apóstolo, sendo o seu Evangelho redigido em hebraico, destinado à evangelização dos judeus.”

Qual é o estilo de escrita do evangelho de Mateus?

R: Quanto ao estilo de escrita do evangelista Mateus, temos que “não resta dúvida que Mateus é autor de um Evangelho redigido em aramaico, que chegou até nós em grego. Certos conceitos e ideias, encontrando seu equivalente mais facilmente em um idioma semítico que em grego, foram, por isso, traduzidos literalmente sem que se levasse em conta a índole da língua grega.

É o caso do termo “homem”, por exemplo, que achamos narrado como “carne e sangue”. Lembremos quando, no capítulo 16, Pedro confessa que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, e Jesus lhe responde que não foi nem a carne nem o sangue que lhe revelaram isso, mas sim Seu Pai que está no céu.

“Perguntamos, por que não escreveram "ánthropos"(ser humano em grego) já que eles também sentiram a inconveniência das palavras gregas "carne e sangue"? Veremos que a razão desta preferência tem maior peso que o puro bom gosto linguístico. "carne e sangue", por exemplo, em Mateus 16, denota o homem, o ser frágil e mortal em oposição à eternidade, à onipotência e à sabedoria infinita de Deus. Um sentido que poderia ser perdido se a expressão semítica fosse abandonada.

Como o evangelista relata o evangelho de Cristo?

R: Do ponto de vista teológico Mateus vê em Jesus o Messias do Antigo Testamento, o filho de Davi, que, no entanto, não alcançou o sucesso pleno e imediato na Palestina por causa da incompreensão e incredulidade dos chefes do povo. Em Jesus se cumpriram as profecias messiânicas da Bíblia. Em nenhum outro evangelista abundam assim as citações e referências vetero-testamentárias como neste Evangelho. Na genealogia de Jesus diversamente de Lucas, Mateus pretende provar que Jesus era o "Filho de Davi". Jesus mesmo é o cumprimento da Lei e dos Profetas (Mt 5, 17-48).  As curas de Jesus são as obras messiânicas, e os curados se dirigem a Jesus como ao "Filho de Davi", que equivale a Messias.

Pondo em relevo particular as polêmicas e as hostilidades entre Jesus e os escribas, o Apóstolo deseja despertar em seus leitores o senso de penitência e a conversão expiatória. Nestas polêmicas Mateus serve-se dos recursos rabínicos de que dispõe. Amiúde ele recorre às leis judaicas, um argumento que, por motivos óbvios, tinha menor valia para Marcos e Lucas.” E por que razão isto? É simples. O Evangelho segundo Mateus visa os judeus-cristãos da Palestina; os Evangelhos segundo Marcos e segundo Lucas, os gentios-cristãos do Império Romano.

No Evangelho de Mateus vemos que “a Lei encontra seu perfeito cumprimento não já na observância da minuciosa casuística dos rabinos, mas no amor do próximo, ensinado igualmente por essa Lei. Quanto aos atos de piedade, devem ser praticados em segredo e não em praça pública. A redenção trazida por Jesus é universal e não mais exclusivamente judaica. Todos argumentos de maior interesse para os judeus que para os gentios.”

Esse evangelho conta sobre a infância de Cristo?

R: Sim, o evangelho de Mateus narra a infância de Cristo.

Quais evangelhos que narram a infância de Cristo?

R: O evangelista São Mateus, junto com o evangelista São Lucas, são os únicos a contarem relatos sobre a infância de Jesus, ambos em seus primeiros capítulos. 

Qual a diferença entre o relato da infância de Cristo no evangelho de Mateus e no evangelho de Lucas?

R: Enquanto o Evangelho de São Mateus aborda por uma perspectiva mais relacionada a São José, o pai nutrício de Jesus, o Evangelho de São Lucas apresenta a infância de Cristo sob uma perspectiva de Santa Maria, a mãe de Jesus.

Qual o ponto central do evangelho de Mateus?

R: Temos como um tipo de ponto central do Evangelho mateano, a profissão de fé de São Pedro. A partir do momento em que o apóstolo confessa a messianidade de Jesus, o próprio Cristo começa a deixar clara a sua intenção de se oferecer em sacrifício pela humanidade aos seus discípulos.

Quantos sermões Cristo realizou?

Na estrutura do Evangelho de Mateus distinguem-se cinco conjuntos de discursos que apresentam cinco conjuntos da pregação de Jesus. Estes cinco discursos, ou cinco sermões, não possuem uma divisão artificial, cada um deles termina com uma expressão característica: “quando Jesus acabou de… (dizer, falar, etc.)”.

Quais são os discursos de Cristo? ou os seus sermões?

R: Os cinco sermões são:

Sermão da montanha: as bem-aventuranças - justamente o ápice da vida cristã -, expansão  da Lei e os Profetas (vai dos capítulos 5 ao 7)

Sermão da missão: envio e preparação dos discípulos para pregar entre os homens, primeiramente indo às “ovelhas perdidas da casa de Israel” (engloba o capítulo 10)

Sermão das parábolas (ou Sermão das parábolas e sermão das comparações): a descrição analógica sobre o que é o Reino de Deus que Jesus vem anunciar e também a chave para entender as Sagradas Escrituras (engloba o capítulo 13)

Sermão eclesiológico: orientações para a Igreja de Jesus a se formar, tanto para os leigos e como para os sacerdotes (engloba o capítulo 18)

Sermão escatológico: profecias sobre a destruição de Jerusalém no século I e ensinamentos sobre o Juízo Final da humanidade (vai dos capítulos 24 ao 25)