Um ortodoxo me enviou o link de um blog que fez um artigo intitulado “Todos os bispos são sucessores de Pedro”[1], esse artigo tem a proposta de mostrar vários autores patrísticos que eram defensores dessa tese. Logo de cara eu notei algo incomum, vários Santos cujo pensamento eu já conhecia, e utilizava para apologia católica, estavam descritos no blog como defensores dessa tese, e eles não só se retiveram a afirmar que esses santos são defensores dessa tese como também os muitos Santos Papas. 

Mas infelizmente, para eles, eu já me acostumei a debater com pessoas que gostam de trazer milhares de citações nebulosas e esperar que simplesmente o seu oponente as aceite ao preço de ter de desmistificar inúmeras citações. Então eu escolhi um Santo, São João Crisóstomo, para demonstrar a natureza falsa e revisionista desse artigo, além de também mostrar, como vocês verão, o mau caratismo do autor e daqueles que utilizam do blog. 

Portanto, vamos em frente: 

São João Crisóstomo defendia a tese de que todos os sacerdotes são sucessores de Pedro? 


Eles utilizaram 2 citações para “demonstrar” que o Santo defendia esse pensamento, aqui está a primeira:

Comentando as palavras “apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas” (que Roma quer aplicar apenas a São Pedro): “Isso não foi dito apenas aos apóstolos e aos bispos, mas também a cada um de nós, por mais humilde que seja, a a quem foi confiado o cuidado do rebanho. ”

~ Homilias sobre São Mateus, 77ª homilia


Esse trecho foi descaracterizado por cortes e teve seu argumento deturpado para transforma-lo em uma apologia ortodoxa. Para que possamos resgatar o seu real sentido vamos, primeiramente, expor a frase sem seus cortes:


Quer que eu lhe conte uma quarta prova também dessas coisas? Pedro, você me ama, diz Ele; Apascenta minhas ovelhas:  João 21: 15-17 e, tendo perguntado a ele pela terceira vez, declarou que esta é uma prova infalível de amor. Mas isso não é dito apenas aos sacerdotes ,mas também a cada um de nós, a quem foi confiado um pequeno rebanho. Pois não o desprezes, porque é um pequeno rebanho; porque meu Pai, diz, tem prazer neles.  Lucas 12:32. Cada um de nós tem uma ovelha, que ele a conduza aos pastos adequados. E que o homem, assim que se levantou de sua cama, não busque nada mais, a não ser como ele pode fazer e dizer algo pelo qual possa tornar toda a sua casa mais reverente. A mulher novamente, que ela seja realmente uma boa governanta; mas antes de cuidar disso, que ela tenha outro cuidado mais necessário, para que toda a casa possa fazer as obras do céu . Pois se em assuntos mundanos, antes de cuidarmos dos negócios de nossa casa, trabalhamos diligentemente para pagar as taxas públicas, para que não possamos, por nossa indisciplina nesses assuntos, ser espancados e arrastados para os mercados, e sofrer dez mil coisas impróprias; muito mais devemos fazer isso nas coisas espirituais, e render o que é devido a Deus, o Rei de todos, primeiro, para que não possamos chegar àquele lugar, onde está ranger de dentes.[2]


Portanto, é clara já de início, que essa passagem faz parte de um todo, onde ela é o quarto argumento. Portanto, para que possamos compreendê-la, devemos entender o todo.

O Santo diz, no início: Haja então dois caminhos para a vida santíssima, um que assegure a bondade daquele que a pratica, mas o outro também do seu próximo. Vamos ver se é o mais aprovado e nos leva ao cume da virtude.

No 1º Argumento São João Crisóstomo cita 2 passagens, 1 Coríntios 10:24 e Romanos 15: 2-3. Ambos os casos utilizados como exemplo para que busquemos mais nos atermos aos cuidados para com o próximo do que para com os cuidados de si mesmos, pois este foi o exemplo de Cristo e assim que mais agradaríamos a Ele. 

No 2º São João Crisóstomo cita a passagem onde São Paulo diz que mesmo que ele doe tudo que tem aos pobres, e não ceda a concupiscência, se ele não praticar a caridade (o cuidado com o próximo) ele de nada seria. 

Na 3ª Ele usa o exemplo de São Paulo aos filipenses, onde o apóstolo fala que preferiria estar com Cristo mas que é necessário que ele esteja com os demais (que necessitam da sua ajuda). E São João Crisóstomo comenta como isso isso vai contra o nosso senso comum, de achar que devemos estar com Cristo para cumprir a Sua vontade, mas nada é mais da vontade de Cristo do que estar com o próximo.

E então chegamos ao 4º Argumento, que é a passagem supracitada, e agora podemos entendê-la. São João Crisóstomo a cita como um exemplo de como o cuidado com o próximo representa o amor a Deus, pois Cristo pergunta se Pedro o ama, e então pede para cuidar das suas ovelhas. Isso seria, para São João Crisóstomo, uma prova de amor do apostolo para com Cristo, pois amar a Cristo é cuidar do próximo. 

E então São João Crisóstomo continua dizendo que isso não se aplica apenas a Pedro, mas o que não se aplica apenas a Pedro? O rebanho da Igreja? como o autor do post tenta afirmar. Não! O que se aplica a todo nós é a prova infalível de amor a Deus quando cuidamos do próximo, quando praticamos a caridade. E por isso São João Crisóstomo tenta deixar claro que todos nós temos um pequeno rebanho, não o rebanho da Igreja, mas um rebanho específico, uma ovelha, alguém a quem prestar ajuda, alguém a quem praticar caridade; e por isso ele diz que isso se aplicar a todos nós, não só aos sacerdotes. Ou o autor do post teria a ousadia de afirmar que São João Crisóstomo disse que o rebanho de Cristo deveria ser cuidado pelo PRÓPRIO REBANHO, retirando do sacerdócio o dever de pastorear as ovelhas o que é o preceito do próprio sacerdócio, questionar isso é questionar a própria existência do sacerdote. Pois nós somos o rebanho de Cristo, e ao dizer que o cuidado se aplica à nós ele estaria dizendo que o nosso cuidado estaria sob o nosso cuidado. E São João Crisóstomo ainda segue dizendo, que ele a conduza aos pastos adequados, o que comprova que fala em um sentido “lato”, onde é necessário descrever múltiplos pastos por causas das múltiplas ocasiões.

Ademais segue-se os próprios exemplos dados por São João Crisóstomo, o homem que torna sua casa mais reverente, a mulher que seja uma boa governanta. E termina dizendo “E depois dessas virtudes , busquemos as que, junto com nossa própria salvação , serão capazes de tirar o máximo proveito para o nosso próximo.” São João Crisóstomos não fala que o pastoreio das ovelhas se aplicam a todos nós mas que todos nós recebemos uma missão análoga a missão de pastoreio de Pedro, onde nós devemos provar nosso máximo amor a Cristo cuidado do próximo, nesse sentido isso se aplica a todos, "Pedro se você me ama cuida das minhas ovelhas", se um cristão ama Cristo ele cuida do próximo. O que pode ser visto com clareza para qualquer um que leia TODA a homilia.

Portanto, está mais do que claro de que não se trata de uma simples interpretação falsa, mas de uma notória deturpação feita por um farsante e mentiroso. Pois o texto foi propositadamente cortados em trechos específicos para retirar seu contexto geral. E fica mais evidente quando percebemos que o comentário foi retirado da homilia de São João Crisóstomo sobre o evangelho de >MATEUS<. Ora, o próprio Santo fez uma homilia sobre a passagem de João, porque não citá-la? Será que é pelo medo de ver essa farsa ser desmascarada? Pois bem, se eles não citaram então eu citarei:


Ele diz a ele: apascenta minhas ovelhas.

E por que, tendo passado pelos outros, fala com Pedro sobre esses assuntos? Ele era o escolhido dos Apóstolos, a boca dos discípulos , o líder do bando; por causa disso também Paulo subiu uma vez para perguntar a ele em vez de aos outros. E, ao mesmo tempo, para mostrar-lhe que agora ele deve ter bom ânimo, visto que a negação foi abolida, Jesus coloca em suas mãos a principal autoridade entre os irmãos; e Ele não apresenta a negação, nem o reprova com o que tinha acontecido, mas diz: Se você me ama , preside sobre seus irmãos, e o amor caloroso que você sempre manifestou, e no qual você se alegrou, mostre-o agora; e a vida que você disse que daria por mim, agora dê pelas minhas ovelhas.[3]


Bem diferente não é? 

São João Crisóstomo enfaticamente responde: Porque Cristo voltou essa afirmação apenas a Pedro? Porque ele é o ESCOLHIDO DOS APÓSTOLOS, A BOCA DOS DISCÍPULOS, O LÍDER DO BANDO. Portanto, está mais do que provada a mentira descarada cometida por um ortodoxo, que tenta cortar as palavras dos nossos Santos Católicos para tentar coloca-los contra a verdadeira ortodoxia, que é a da Igreja Católica.

Vamos a segunda citação que ele faz, e diz que prova sua tese central, de que São João Crisóstomo acreditava que todos os sacerdotes eram sucessores de Pedro.

“Ao falar de São Pedro, a lembrança de outro Pedro [Flaviano, Bispo de Antioquia, na época em que o discurso foi escrito] veio a mim, o pai e mestre comum, que herdou sua destreza e também obteve sua cadeira. Pois este é o grande privilégio de nossa cidade, Antioquia, que recebeu o líder dos apóstolos como seu mestre no início. Pois era justo que aquela que foi primeiro adornada com o nome de cristão, antes de todo o mundo, recebesse o primeiro dos apóstolos como seu pastor. Mas embora o tenhamos recebido como professor, não o retemos até o fim, mas o entregamos à Roma real. Ou melhor, nós o retemos até o fim, pois embora não retenhamos o corpo de Pedro, retemos a fé de Pedro, e retendo a fé de Pedro temos Pedro ”

~ Sobre a inscrição dos Atos

A segunda citação é difícil até de compreender o motivo de estar no post, dessa ver o autor foi denunciando, não por sua vontade de falsear a história da Igreja, mas pela sua própria incapacidade de servir aos seus objetivos. Com certeza o trecho foi colocado com a intenção de mostrar que São João Crisóstomo era a favor da ideia de que todos os sacerdotes eram sucessores de Pedro  alegando, como o autor quer fazer parecer, que ele retiveram a autoridade petrina. No entanto o texto não possui esse sentido mas traz justamente um sentido contrário. São João Crisóstomo fala do privilégio que aquela cidade (antioquia) teve ao abrigar o episcopado do líder da Igreja. E continua dizendo que ele não foi retido até o final da sua vida, mas continua dizendo que retiveram, não o próprio apóstolo, mas a fé dele, A FÉ DE PEDRO. Traduzindo, a comunhão de fé com o pastor universal da Igreja, seguindo os mandamentos do pastor universal, do líder dos apóstolos. 

O Santo, portanto, fala que mesmo que Pedro tenha saído da governança daquele local, fisicamente, ele mantinha sua governança espiritual, pois todos tinham mantido a sua fé e a comunhão com ele. E o Santo está absolutamente correto, pois em todo lugar deve-se manter a fé de Pedro, mesmo que Pedro não esteja sob a governança física daquele lugar ele está na governança espiritual, pois ele é, como o próprio Santo falou, o líder dos apóstolos. E para onde foi Pedro? o próprio texto diz “foi entregue a Roma real”. Onde ele habita até hoje em sucessão apostólica.

Um texto adulterado e mentiroso, e o outro colocado pela incapacidade interpretativa do autor. Uma representando a falta de caráter e a outra a falta de inteligência. Ambos mostrando, porém, a tentativa vazia de criar uma ortodoxia inexistente e fantasiosa, uma tentativa frustrada de tentar separar os Santos da Igreja Católica da Igreja Católica.

 


[1] Link do artigo "All Bishops Are Successors of Peter (Florilegium)"

[2] Homilia 77 de São João Crisóstomo sobre o evangelho de Mateus

[3] Homilia 88 de São João Crisóstomo sobre o evangelho de João